sábado, 30 de julho de 2016

PESQUISA O CORPO CULTURAL BRASILEIRO - PROAC 2011



Tião Carvalho - Treino Bumba Meu Boi

A presente pesquisa “O CORPO CULTURAL BRASILEIRO : O treinamento do ator a partir dos movimentos da Capoeira e do Bumba Meu Boi” desenvolveu um sistema de treinamento de atores de matiz brasileira na busca por um corpo “em arte”. Começamos dividindo o treinamento em três eixos de apoio aos exercícios para os atores. O primeiro eixo refere-se a uma exploração individual de cada artista com seu corpo, esse primeiro eixo nomeamos de “Guarnecer”, ele está dividido em “Exercícios Essenciais” e em “Exercícios de Deslocamento”; no segundo, que chamamos de “Mandinga”, propomos um jogo entre os artistas, sob o princípio da exploração do movimento relacionado ao outro no jogo de atuação; e, no terceiro, que chamamos de “Licença”, buscamos proporcionar o encontro coletivo, a concentração e a criação relacionada ao espaço. É interessante que os treinamentos aconteçam sempre com a divisão do grupo de atores em dois, enquanto uns se exercitam os outros assistem e vice-versa. Apesar de apresentados aqui de forma segmentada em três etapas: o artista e seu corpo; o artista e seu corpo em jogo com os demais artistas e o artista, o jogo e o espaço, vale ressaltar que essa tríade é atuante permanentemente. Por isso, há a necessidade de que os treinamentos sejam coletivos, nunca individuais.

                                            Pedro Peu - Treino Capoeira Angola


Nenhum comentário:

Postar um comentário